O nosso Cliente é uma marca de drogaria em crescimento que opera no mercado desde 2011. O rápido desenvolvimento comercial foi possível graças a preços atractivos, serviço profissional e uma vasta oferta de mais de 18 000 produtos em todo o mundo. O Cliente não só abre cada vez mais lojas, como também realiza vendas online eficazes. O negócio do Cliente é muito bem gerido, pois mesmo apesar dos contratempos causados pela pandemia de Covid-19; as vendas de motosserras aumentaram 6,4%, no terceiro trimestre de 2021.
DESAFIO
A rede de lojas do Cliente está a desenvolver-se de uma forma muito dinâmica. Com mais lojas a abrir, o Cliente precisava da embalagem necessária para as armazenar. Era uma combinação de vários desafios importantes:
- o produto tinha de satisfazer requisitos logísticos, proteger produtos valiosos contra o acesso não autorizado,
- necessidade de um transportador conveniente (manuseamento dos produtos tanto no centro de distribuição como nos corredores estreitos das lojas)
- uma procura crescente de transportadores logísticos flexíveis porque foram armazenadas novas lojas.
A SOLUÇÃO DA ROTOM
A cooperação com o cliente teve lugar em Julho de 2012. O cliente pertencia a um grupo empresarial que já tinha cooperado com a Rotom no aluguer de embalagens. Os efeitos positivos e a aplicação do serviço de aluguer influenciaram uma decisão semelhante no próximo projecto empresarial do grupo.
Os nossos especialistas penetraram nas necessidades específicas de desenvolvimento dinâmico do negócio do Cliente e propuseram o aluguer a longo prazo de caixas de plástico, tipo ALC. O aluguer durou vários anos. A sua flexibilidade baseava-se principalmente no facto de os gestores logísticos encomendarem o número necessário de contentores à medida que a necessidade surgia (a criação de novos pontos de venda). Estes eram devolvidos aos armazéns da Rotom se não precisassem deles. Como o número de armazéns continuava a crescer, o Cliente decidiu fazer várias parcelas de aluguer, totalizando cerca de 46.000 contentores.
Por que razão o aluguer de contentores de plástico funcionou bem para a indústria retalhista?
Os contentores alugados foram enviados de armazéns de distribuição para uma loja específica. Transportavam artigos valiosos tais como perfume ou outros cosméticos caros. Uma vez que os contentores tinham uma função de selagem, fixavam a mercadoria no seu caminho do armazém de distribuição para a loja. Isto assegurava que pessoas não autorizadas não tivessem acesso a eles.
Algumas das características práticas de um recipiente de plástico com tampa:
- Fácil escolher os produtos em stock
- Podiam ser fechadas, e transportar produtos pequenos
- Excelente para transporte de produtos em corredores estreitos de lojas (quando transportados por carrinhos de lavandaria ou dolly para caixas)
- Devido à sua forma trapezoidal, pode ser aninhado um no outro para logística de retorno – poupando espaço e custos.
“O contentor alugado correspondia à cadeia de fornecimento do cliente, permitindo entregas eficientes e rápidas, e o seu design encaixava perfeitamente nas necessidades logísticas da indústria retalhista” (Janusz Zakowicz)
RESULTADOS DO PROJETO
O Cliente ficou encantado com a cooperação prática e sem problemas do serviço de aluguer, que se prolongou por mais de nove anos, permitindo operações comerciais devido ao crescimento da organização.
Se notou necessidades logísticas de embalagem semelhantes para a sua organização enquanto lia a sua história de cliente, por favor contacte-nos. Estamos prontos para o assistir na análise das suas necessidades logísticas e na selecção de opções de aluguer adequadas para o seu negócio.